Na Fliporto, que acontece de 6 a 9 de novembro, em Porto de Galinhas, sobre o qual já falei aqui no femme antes, vai acontecer o lançamento do livro Medidas & Circunstâncias – Cervantes, Padre Vieira, Unamuno, Euclides e Outros, de Cláudio Aguiar, pela Editora Ateliê Editorial .
O autor é pai de uma amiga olindense minha e eu já falei sobre eles aqui. Já li um dos livros que Madá, lindamente, presenteou-me, e já estou no segundo.
Escritor de primeiríssima!
Onde: Porto de Galinhas - Stand da Livraria Jaqueira
Quando: 07/11/2008 às 16h
OBS: Sobre o livro, segue o texto escrito por Nelson Mello e Souza e publicizado no site da Editora.
Cláudio Aguiar lança este conjunto de trabalhos denominado Medidas & Circunstâncias – Cervantes, Padre Vieira, Unamuno, Euclides e Outros que oferece ao leitor brasileiro. Cláudio mantém no conjunto da obra seu estilo fluido e fácil, sua honestidade interior, seu encanto como estudioso de nossas coisas e de nossas gentes. Sem perder o sentido humanístico que o faz um admirador da Espanha, onde estudou, proferiu conferências e viveu por alguns anos na Universidade de Salamanca. Por isso incluiu na coletânea estudos sobre Dom Quixote e o pensamento de Unamuno.
O livro reúne dez textos. Alguns, como o escrito sobre a obra missionária de Vieira, assim como sobre Cervantes e o Quixotismo, além dos dedicados a Unamuno e Euclides da Cunha, podem ser considerados até pequenos ensaios. Viável classificá-los assim. Pelo menos se entendermos o termo "ensaio" popularizado desde o século XVI por Montaigne, no sentido de trabalhos intelectuais que resumem reflexões críticas pessoais, de cunho histórico, sociológico ou filosófico.
Cláudio tem evidente vocação filosófica. Sendo como é um homem de pensamento não escapa de seu compromisso de buscar no silêncio dos temas seus desdobramentos sobre a vida, a história e o seu tempo.
Todos os trabalhos contidos nesta coletânea de Cláudio Aguiar são provocativos. Sempre neles há algo de original. Desperta a atenção curiosa, o desejo de conversar com o autor, até de divergir construtivamente, travando um lúcido debate intelectual sobre suas posições. Simplesmente porque Cláudio não escreve de modo repetitivo, mas sempre defendendo posições próprias que merecem ser discutidas. Ordenados de modo claro, em estilo limpo, derivam de pesquisa paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário