terça-feira, 9 de setembro de 2008

Educando as criancinhas...



Terça e quarta dias de hortifruti no bompreço; é quando eu faço meu mercadinho que, não riam, gira em torno de R$25,00 a R$30,00 na semana (sim passo bem obrigada e como praticamente todos os dias, todas as refeições em casa). Tenho, por sinal, certo orgulho: consigo segurar o impulso consumista e fico sem os industrializados, os caros, os de marca e os super-supérfluos e assim ponho em prática o tal "consumo consciente" - ajudada pelo exigüidade do meu orçamento claro...

Fico naquela: banana, maçã, mamão, aveia, linhaça, granola, iogurte (indispensáveis para "minha tigelinha" do café da manhã, como diz o capixaba-piadista com aquela cara de "fia como é que cabe isso tudo numa pança só?!?!") (lógico que quando chegam ao preço exorbitante de, por exemplo, R$3,78 o kg da maçã, eu corto com o coração na mão e trato de me adaptar às frutas da estação); cebola, alho e verduras, raízes e tubérculos da promoção (geralmente chuchu, abóbora, cenoura, inhame), e claro, a barrinha de cereal, hehehe.

Os mensais são arroz, feijão, soja e, novidade desse segundo semestre, frango. Sim tomei coragem, perdi meus últimos escrúpulos vegetarianísticos e preparei um franguinho (temperado no alho e sal e grelhado... ficou bom, hein).

Fora isso a dispensa tem: cuzcuz, torrada, temperos e chás diversos; uns biscoitos, goiabada, chocolate para receber os amigos; farinha de trigo, fermento, leite condensado, creme de leite, milho verde em caso de resolver fazer alguma receitinha mais incrementada; e, claro, miojo...

Sim, mas antes de ficar falando esse monte de abobrinha, o que eu queria mesmo relatar era meu encontro com o mundo capitalista-ecológico-responsável-para-crianças. Passeando pelos corredores do mercado, subitamente me deparei com a visão do inferno: "Banco Imobiliário Sustentável", ou seja, aprenda a ganhar dinheiro com a consciência e imagem limpinhas, ops, com o meio-ambiente limpinho.

Procurando a imagem do jogo achei o blog "banco imobiliário". Lá os posts são de um tal "banqueiro" (hehe) e descobri que o brinquedinho acabou de ser lançado.

Segundo o diretor de marketing da Estrela, Aires Leal Fernandes, "na versão do banco imobiliário sustentável, as companhias de transporte foram substituídas por empresas como Companhia de Reciclagem Energética, Companhia de Reflorestamento, de Agricultura Orgânica e de Reciclagem Mecânica. As cartas de Sorte ou Revés também são temáticas. O jogador pode sofrer reveses como “sua empresa foi multada por poluir demais”, ou sortes como “você protegeu suas terras do desmatamento e faturou com o turismo ecológico” e “sua cadeia de restaurantes orgânicos é um sucesso”. Já o dinheiro é substituído por créditos de carbono."

Realmente achei louvável essa ação de educação ambiental da Estrela, olhem só o que diz o presidente da empresa, Carlos Tilkian:

“Entendemos que levar estas inovações para as crianças faz parte de um processo de educação importante sobre conscientização ambiental para que, quando estas crianças se transformarem em novos líderes, possam dar melhores contribuições ao crescimento sustentável de nosso planeta

Lógico que vai custar um pouquinho mais caro, 15% mais do que a versão fora da moda ecologicamente correto.

Ficou interessado, aviso logo que por enquanto só nas lojas Wall-Mart. Então vá correndo no Bompreço mais perto e garanta logo o seu.

Nenhum comentário: