segunda-feira, 3 de novembro de 2008

A história das coisas e o que temos a ver com elas





Sou leiga em economia, mas diante de todos preocupadíssimos com a desaceleração da produção, decorrente da crise, às vezes fico me perguntando, mas será que isso é tão ruim assim??
Sim eu sei que gera desemprego e queda no nível de vida - especialmente da classe média - mas em compensação o panorama em que as coisas vinham sendo mantidas até agora era completamente irreal.
Hoje fui assistir "Linha de Passe 174" no Shoping Recife - na promoção claaaaro. Cheguei com uma hora de antecedência e fiquei rodando.
É tanta gente andando, comendo, comprando, sentando, se esbarrando. É tanta vitrine com shortinhos a R$80,00, blusas a R$190,00, sainhas com dois palmos de pano por míseros R$140,00 (isso nas lojas intermediárias).
Quer saber? aquilo tudo me diz tão pouco... Fiquei pensando no que eu realmente preciso dali e, fora a câmera digital (que estou querendo comprar há 3 anos...) e a Livraria Saraiva inteira heheh (que foi onde eu acabei indo parar 10 minutos depois do início da minha voltinha), a resposta é nada.
Mas será que sou diferente de todo mundo? Será que tenho menor necessidade de coisas naturalmente? Será que sou mais canguinha (mão fechada, econômica, sovina hehe) do que os outros? - esse último com certeza rsrs -
acho que não! As necessidades são criadas, pela mídia, escola, família, sistema e o escambal.
É preciso ficar atento, para não se deixar levar sem saber para onde está indo. E claro, pensar um pouquinho além do próprio umbigo e da cor da moda do próximo verão.

PS: Ah o vídeo, eu vi primeiro no blog de Cafrune e depois Carlóida mandou por email..

Nenhum comentário: