terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Elegy


"Time pass when you are not looking" David Kepesh (Ben Kingsley)
Fatal (2008). Direção de Isabel Coixet (de “A Vida Secreta das Palavras” e “Minha vida sem mim” também necessários) e roteiro adaptado a partir da obra de Philip Roth ("The Dying Animal").
Com Ben Kingsley (como sempre irretocável) e Penélope Cruz.
Isabel Coixet já alcançou a posição de "ela-dirigiu-eu-vou-ver". Não gosto muito de fazer uma sinopse - não sou qualificada para isso e sempre acaba saindo assim "o filme trata sobre fulano em tal situação", como é a maior parte das críticas feitas, com honrosas excessões.
Mas - hehe - devo dizer que nesse caso o trailer (que coloco logo abaixo) e as sinopses divulgadas não fazem jus ao filme. Não se trata de uma relação entre um homem mais velho e sua ex-aluna e da fixação doentia daquele por esta. "O filme trata" - lálálá - do humano, de envelhecer, de solidão, de perdas e inabilidades para com a vida e suas situações.
Não é uma aula, nem um discurso sobre valores... só um retrato, uma paisagem, sem fim ou propósitos. Uma estória contada para ser apreciada e para revolver, por um instante ao menos, nosso tempo que passa sem que o vejamos.


Nenhum comentário: