segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Inês Pedrosa - "A eternidade e o desejo"


Inês Pedrosa foi minha leitura antes do soninho em Brasília. Recém-apresentada, passou no teste.
"A Eternidade e o Desejo" (2008, Alfaguara) nos traz Clara, uma portuguesa cega de amor, da forma mais literal possível, em viagem à Bahia, fugindo da piedade dos olhares portugueses e da falta de sentido do meio acadêmico, numa missão para o encontro com a religiosidade, com o desejo e consigo mesma.
Permeado de citações do Padre Antônio Vieira, a escritora nos guia, ora pela escuridão ácida de Clara, ora pela visão desnorteada de Sebastião, amigo e apaixonado não correspondido. Cachoeira, Santo Amaro da Purificação, Largo do Tanque, terreiro no Engenho Velho, Pelourinho, corredor da Vitória... a Bahia - de forma levemente didática - vai sendo percorrida pelas suas palavras.
Outros romances de sua autoria: "Fica Comigo Esta Noite" (2007, Planeta do Brasil) e "Fazes-me Falta" (2003, Planeta do Brasil).
"Tu dizes que neste lugar cada coisa é tudo ao mesmo tempo; tudo o que foi, tudo o que poderia ter sido, tudo o que há-de ser. E que por isso amas a Bahia - com "h" de homem ou de hoje, dizes, ou da eternidade que é a mesma coisa. O contrário da posteridade, que estraga a vida a tantos."
"Nos olhos dele aprendi a ler Vieira, como no seu corpo aprendi a saborear o desejo infinito, o desejo como experiência da eternidade. Para essa experiência não tenho palavras. Nem sequer silêncio. Dessa experiência, sobrou-me o que sou."

Nenhum comentário: