quinta-feira, 12 de junho de 2008

"Sxporte" campeão da Copa do Brasil


Nunca imaginei que um dia eu torceria para um time rubro-negro. Além da combinação de cores infeliz, a imagem estava atrelada ao vitória da Bahia - ou como diz o Bahêea minha porra, o "vicitória".
Mas como nada permanece, me vi, pela primeira vez na vida, torcendo para o vitória ganhar. Sim, é verdade. Acho que há um mês atrás, jogando justamente contra o Sport daqui de Recife. Era Bahia contra Pernambuco; não poderia ser diferente, longe de casa, o bairrismo falava mais alto, gritava.

Ontem, o fenômeno se repetiu. Dessa vez não só comentei sobre a minha preferência: sai de casa por volta das 18:00, peguei um PE15 e um engarrafamento monstruoso na Agamenon Magalhães. Pensava sobre o que tinha me feito estar num ônibus com outros tantos rubro-negros a caminho da Ilha do Retiro?? Saltei no ponto errado; a cidade transformada em caos, não adiantava pegar o segundo ônibus (sim, dois ônibus para assistir ao jogo do Sport): caminhei por toda Rosa e Silva.

Assistimos na casa de Joana (que, por sinal, fica do lado do estádio do Náutico, nos Aflitos), eu (bahêea na saúde e na doença), quatro sportenses moderados e conscientes (nada daquele pedantismo típico dos rubronegros), um corintiano e uma tricolor (Santa Cruz - que por sinal é o time com que mais me identifico por aqui).
Admito: torci pelo Sport. E valeu a pena quando no final do jogo o narrador-anta disse "um time do Nordeste ganhou a Copa do Brasil".
Foi Nordeste todo que ganhou esse título, contra o egocentrismo do sudeste.


Relutei bastante em colocar os vídeos abaixo, mas espero que entendam.

Aqui o hino do Sport. Num ritmo afrevoado e com o "t" marcado tão típicos dessa terra, não podia deixar de colocar. Aqui não se fala "sporth", mas sim "sxporte" (o som do "x" nas palavras com "s" é uma peculiaridade dos recifenses, e dos pernambucanos todos, como descobri ontem).




Aqui, um vídeo com a buzina que reproduz o grito de guerra do time. Também só descobri ontem que cada time tem uma musiquinha de buzina diferente, e isso transforma a cidade num inferno em dia de jogo. Antes achava que as buzinas eram aleatórias (até porque o povo aqui buzina por tudo no trânsito, o tempo todo, uma espécie de fixação), mas há toda uma simbologia por trás. Prestem atenção hehe




Saudações tricolores a todo o Nordeste!!!

Nenhum comentário: