segunda-feira, 21 de abril de 2008

E o feriado?


Resumo do feriado:

Não fui para o festival na Paraíba... vários motivos.

1) os amigos com quem eu iria desistiram, mas pensei em ir sozinha mesmo, dei uma olhada na internet (albergue, locomoção etc), mas

2) lembrei da minha situação financeira ainda indefinida e começando a ficar pe-ri-cli-tan-te.


Aqui cabe uma nota: o que rola nos bastidores é que a CAPES está dificultando a liberação de bolsas para o programa de mestrado de direito lá da UFPE, melhor para programas de mestrado em direito. Onde já se viu, financiar pesquisa em Direito??? Isso nem ciência é!!! Para que serve uma pesquisa em sociologia jurídica, criminologia, constitucional? Baboseira pura! Temos que continuar financiando exclusivamente as ciências exatas, tecnologia de ponta, saúde... só assim consiguiremos o desenvolvimento econômico desse país atrasado! Ciências humanas são absolutamente desnecessárias! Para que pensar a sociedade, os mecanismos de organização, as estruturas de poder e de socialização e normatização?

É a visão tacanha e egoísta que marca desde sempre o Brasil. Queremos progresso imediato e para quem conseguir acompanhar. Queremos as descobertas na medicina e na farmacologia para quem conseguir pagar. Queremos a tecnologia de ponta para quem conseguir consumir (ou se endividar consumindo).

Não entedem ou não querem entender que desenvolvimento econômico e tecnológico em uma estrutura social como a nossa resultará em breve (está resultando...) num colapso total, que nos diga os números de guerra civil da violência, a insegurança absoluta, a mortandade dos jovens negros e pobres. E depois concluem: "esses bandidos não têm jeito, a solução é matar todos. Imagine, ainda ficamos sustentando eles na prisão..."

Não quero dizer, simplesmente, que não deve haver punição, que eles são vítimas do sistema etc etc. Não, só quero dizer que todos temos responsabilidade e uma parte da culpa pelo caos que está instalado.

Ou, então, só estou dizendo que quero minha bolsa para poder pesquisar em paz com um mínimo de dignidade (e bote mínimo nisso, afinal o valor da dita cuja é de dar dó, sim porque na verdade pesquisa por aqui não tem valor, em exatas e biológicas tem um pouco menos de desvalor, digamos assim).


Enfim, não vi Céu, Arnaldo Antunes, nem todo o resto. Fiquei aqui tentando adiantar as leituras, os trabalhos a entregar e, principalmente, não me desesperar pensando no meu projeto (ou na minha aversão a ele).


Fui a Porto de Galinhas no sábado (ok, preciso começar a variar, também sei disso) e à noite fui ao Recife Antigo (bar/café Casa da Moeda, velho conhecido, muito gostosinho com música ao vivo -jazz... - e um pessoal bonitinho naquele estilo alternativo-chique-quase-cult) e depois à Rua Capitão Lima no bairro de Santo Amaro, perto das Ruas da Saudade e da Aurora (Ricifi e suas ruas de nomes poéticos e bucólicos), bar Quintal do Lima: uma biboca com junkebox, chão quadriculado estilo botequim e lá no fundo um show de banda brega-jovem-descolada).

Domingo foi dia de estudo (ou pelo menos tentativas...)

E hoje, mezzo estudo mezzo praia de Boa Viagem (aqui em frente de casa mesmo).

Rolou uma lasanha de espinafre com ricota. De natureba só tem esses dois ingredientes mesmo, porque no fundo é hiper calórica e gordurosa. Mas a verdade é que ficou uma DELÍCIA. Já posso afirmar sem medo que estou pegando a manha da cozinha de sal (quer dizer, sem ser doce, bolo etc que sempre consegui me virar). Estreiei meu pirex novinho em folha. Estou apaixonada por eles: pequenininhos (eu, eu mesmo e Irene), com tampa lilás, um quadrangular para tortas doces e salgadas e outro circular mais fundinho para suflês e pudins). Como não tenho máquina digital (ai falta que faz) não posso tirar foto deles, nem da lasanha, então coloquei essa imagem ridícula da embalagem dele (e ainda faço propaganda de graça...). Bem, pelo menos tenho uma multifuncional (aleluia, aleluia).
Detalhe é que no sábado fiz um suflê de milho verde, lá no albergue, que estava querendo há tempos. Receita de livro natureba e tal... Saiu uma porcaria! Ruim que só! Para descer precisamos misturar com o molho do cachorro quente que Guilherme estava fazendo (molho e salsicha diga-se de passagem). Lá se foi minha naturebice.
Outro dia coloco a receita (só a da lasanha é claro) e também quero colocar uns links para sites de receitas naturais (ainda preciso aprender como coloca aqueles sites indicados que ficam na coluna ao lado, assim que descubrir farei-o).
PS: de amanhã a oito "tô chegando hein"

Nenhum comentário: